sábado, 20 de julho de 2013

10 dicas para fotografar seu bichinho

10 dicas para fotografar seu bichinho de estimação

10 dicas para fotografar seu bichinho de estimação

Quer confeccionar  uma bela foto de seu animal de estimação? Pode parecer fácil, mas clicar pets pede paciência. Afinal, costumam se mexer sem parar e se distraem com qualquer coisa.

Confira 10 dicas fundamentais para evitar problemas, listadas pelo fotógrafo Andrew Darlow, autor da obra Pet Photography 101: Tips for Taking Better Photos of Your Dog or Cat (em tradução livre, Fotografia Pet 101: Dicas para tirar melhores fotos de seus cães e gatos), no site Petside:
1 – Comece devagar
Câmeras causam curiosidade nos animais de estimação. Coloque o aparelho ao redor do pescoço ou segure-o na mão enquanto acaricia ou brinca com o pet, deixando com que o cheire e analise. Comece a tirar fotos com uma certa distância e se aproxime aos poucos, para que seu amigo se acostume com seus sons e luzes.
2 – Planeje o horário da foto
Seu cão é muito agitado? Então, fotografe-o depois de voltar de uma caminhada matinal. Assim, terá menos energia e melhor capacidade de escutar, o que facilita sua meta de fazer com que se sente e permaneça no lugar enquanto é clicado. Quer uma foto em movimento e seu gato é preguiçoso? Espere para colocar a sessão em prática depois de sua soneca.
3 – Escolha bem o local
Fotografe o animal de estimação em um lugar que frequenta e se sinta confortável. Levá-lo a um espaço desconhecido fará com que os novos cheiros, paisagens e sons o distraiam.
4 – Avalie a luminosidade
Os melhores momentos para fotografar fora de casa são 10h e 14h, quando o sol emite luz dourada. Evite o meio-dia, porque a posição solar faz com que a luz achate os objetos, animais e pessoas.
5 – Pense no cenário
Não é necessário colocar mil e um itens decorativos de Natal para montar o cenário. Um objeto disposto no fundo, como uma guirlanda ou uma caixa de presente, basta. Se quiser incrementar, dê algum brinquedo em formato de boneco de neve, por exemplo, para o pet.
6 – Não perca o foco
Para evitar imagens borradas, selecione a opção “ação” ou “modo pet” na câmera. Em relação ao flash, tenha cuidado. Pode deixar os olhos do animal vermelhos. Se realmente precisar usá-lo, fique longe do “modelo” e use o zoom.
7 – Escolha a pose
Uma boa fotografia depende de a pose parecer natural. Alguns animais saem melhor deitados no sofá e outros em pé, por exemplo.
8 – Fique atento ao ângulo
Cães maiores podem ficar bem deitados no sofá enquanto você o fotografa localizado a poucos passos atrás. Também vale acompanhar com a câmera o movimento do gato enquanto caminha pela mesa. Teste vários ângulos.
9 – Peça ajuda
Fazer com que o pet olhe para a câmera no momento do clique não é tarefa simples. Peça a ajuda de alguém para que chame sua atenção ao falar seu nome ou mostrar recompensas.
10 – Tenha paciência
Ao contrário das pessoas, os animais não são treinados a sorrir e posar para fotos. Portanto, tenha calma. Clique o pet em intervalos de 10 a 15 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário