sexta-feira, 28 de junho de 2013

Saiba escolher um filhote saudável

Saiba escolher um filhote saudável
Uma vez escolhida a raça, onde comprar e como escolher o filhote?
 Onde comprar:
Existem 2 caminhos: canis especializados ou criações particulares. Se optar por comprar o filhote num canil, escolha aquele que cria apenas uma raça, preferencialmente. Procure por referências e, se possível, que o canil seja indicado por um profissional da área (veterinário). 
Não compre cães de canis que expõem seus animais em feiras de filhotes. O risco do cãozinho adquirir uma virose nesses locais é considerável. O canil deve se responsabilizar pelo filhote (quanto a viroses) por, no mínimo, 10 dias após a compra. Você NÃO DEVE levar seu cãozinho para a rua nesse período e até ele completar a vacinação. Isso é muito importante!!!!
Você pode optar por uma criação particular, e entende-se por isso alguém que seja proprietário de uma fêmea ou um casal de cães que cruzou. Procure uma clínica veterinária e converse com o veterinário sobre as recentes ninhadas que ele tem atendido. Com isso você saberá as condições de saúde dos filhotes e da mãe. Se a pessoa tem o cuidado de ter a ninhada acompanhada por um veterinário, isso já é um bom sinal.
Clique aqui para acessar dicas de como não ser enganado na hora da compra.
 Como escolher o filhote: Analise os seguintes aspectos:

-
 higiene do local: locais sujos e úmidos não abrigam animais saudáveis.
atividade do filhote: dormem muito, mas quando acordados devem estar ativos, brincando e pulando. Rejeite filhotes acuados, medrosos (podem se tornar adultos agressivos) ou sem disposição para brincar.
olhos: brilhantes e sem secreções
abdômen: após comerem, costumam ter o abdômen aumentado; porém, isso pode ser um sinal de verminose, caso esse aumento seja exagerado e o filhote esteja apático.
pelagem: uniforme, sem falhas ou descamações. Observe bem se o cão não está infestado por pulgas ou piolhos. Animais altamente parasitados podem estar anêmicos.
fezes: caso seja possível observar, elas não devem ter aspecto líquido ou pastoso.
 Pedigree:
Se o animal tiver um, ótimo. Se não tiver, isto não é sinônimo de falta de pureza. Muitas criações particulares não registram as suas ninhadas, mas os cãezinhos procedem de pais de mesma raça e puros. O canil deve apresentar o pedigree. Na criação particular, pode-se tolerar a falta deste, desde que o veterinário que acompanha a ninhada possa atestar a pureza da mesma.
Não compre cães de procedência desconhecida! O prejuízo material não é nada perto do sofrimento de perder um filhote com alguma virose.
* foto: filhotes do Canil Absoluto - Terrier Brasileiro
Silvia C. Parisi
médica veterinária - (CRMV SP 5532)
 
Webanimal
www.webanimal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário