terça-feira, 25 de junho de 2013

Venda de animais


Venda de animaisTudo que você precisa saber na hora de comprar um bicho de estimação
Se você está pensando em comprar um animal, seja criterioso na hora de escolher o local onde irá adquiri-lo. Assim como em qualquer profissão, existem os bons e maus profissionais. Muitas pessoas já compraram animais na empolgação e se sentiram lesadas posteriormente. Pedigrees prometidos que nunca apareceram, animais que ficaram maiores que o esperado, mestiços vendidos como puros, animais doentes ou com defeitos genéticos.
Paciência e critério são as palavras chave na hora de adquirir um animal. Há tantos bons criadores... Veja a seguir, as dicas para não cair nas mãos do mau criador.
 Antes de tudo, pesquise a raça ou espécie que você deseja adquirir. Procure saber suas principais características como possibilidades de tamanho dentro da raça, cores e comprimento de pelagem aceitos, cor de olhos, mordedura, temperamento, etc..

 Caso seja um animal exótico como ferret, tartarugas, aves silvestres (aves brasileiras), etc.., compre apenas de criatórios ou locais autorizados pelo IBAMA. Pela lei brasileira é crime vender ou COMPRAR animais contrabandeados ou sem autorização do órgão. Esses animais devem ser vendidos com nota fiscal e com microchip implantado.
 No caso de cães de raça com pedigree, no Estado de S. Paulo, a partir de 2004, os animais comercializados devem ter microchip implantado.
 Quando for escolher o local para comprar seu animal, procure a indicação de um amigo, veterinário de confiança ou pessoa que já tenha adquirido um animal daquela criação.
 Se não tiver indicação nenhuma, conheça e observe a higiene do local. Peça ao criador o telefone de algumas pessoas que já tenham comprado animais desse estabelecimento. Além de confirmar se o local é idôneo, você saberá como foi a adaptação do animal. Os bons criadores terão prazer em fornecer contatos de clientes satisfeitos.
 Nunca adquira um animal sem que seja assinado pelas partes um contrato de compra. Você deve pedir ao criador a emissão de recibo em que seja anotada a forma de pagamento (dinheiro, número de cheque, etc..)
 Antes de ir buscar o filhote, certifique-se que o canil existe legalmente e é registrado no kennel clube ou clube especializado da raça. Se não for, saiba que seu filhote nunca terá pedigree.
 Evite comprar animais em feiras e exposições, você não terá como comprovar o endereço fornecido pelo expositor. Além disso, o criador criterioso não expõe filhotes não vacinados em locais públicos temendo viroses.
 Só aceite certificados de vacinação datados, assinados e carimbados pelo médico veterinário. Todo estabelecimento que comercializa animais deve ter um profissional responsável.
 Um criador consciente procura vender o animal para pessoas que tenham realmente condições de mantê-lo. Se você notar insistência do vendedor, desconfie.
 No caso de se sentir lesado na compra de um animal de estimação, veja quais são os seus direitos.
Silvia C. Parisi
médica veterinária - (CRMV SP 5532)

Webanimal
www.webanimal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário